segunda-feira, 14 de maio de 2012

"AMADORÃO" 2012 - SÉRIE C:

Prezado (a) leitor (a),

Enquanto aguardamos pelo início oficial, no próximo domingo (20/05/2012), da disputa do "Amadorão" nas séries "A" (divisão principal) e "B" (divisão de acesso), o último nível do futebol amador em Uberaba (MG) e Região está, desde o início do mês de março, à "pleno vapor" e, neste último final de semana, definiu os 4 melhores times às fases finais.

Com vocês, a nossa "Terceirona" (Série C):

Criada em 2005, à partir de uma idéia do presidente da Liga Uberabense de Futebol (LUF), Roberto Fernandes, tem como principal finalidade acirrar a disputa na "Série B", onde alguns clubes, antes da criação deste último módulo, já sem chances de acesso à "elite", desmotivavam-se a tal ponto de sequer disputar suas últimas partidas na fase classificatória. Com a existência, à partir de então, de um "rebaixamento", os times passaram a se preocupar em "não piorar, ainda mais, suas situações".

Torna-se inegável, também, a constatação de que, à partir da existência da "Série C", valorizou-se mais a "Série B", que passou a abrigar equipes um pouco melhores preparadas e já com experiência de, no mínimo, um campeonato disputado. Assim, a "Terceirona" dá a oportunidade a clubes recém-criados (estreantes) de obterem um conhecimento "básico" sobre a preparação à um campeonato de futebol amador.


Com o passar dos anos, a fórmula de disputa (regulamento) da "Terceirona" foi, sempre, mudando, de acordo com os clubes participantes. Até 2007 (em também em 2010), o certame possuía moldes semelhantes ao "Brasileirão" (pontos corridos, sem finais). Nos dois anos seguintes, surgiu a "fase final", com a disputa de "semis" e "finalíssima". A única exceção foi, justamente, no ano passado, quando o torneio adotou normas semelhantes ao campeonato carioca (dois turnos com finais e título sendo disputado entre os vencedores de cada turno).

Para este ano, a "Série C" retornou à forma de disputa adotada em 2008 e 2009 e, à época de seu arbitral (em fevereiro), 12 clubes apresentaram inscrições, devidamente conferidas e regulamentadas, ao campeonato.


Dentre as participantes, entre equipes "tradicionais" como Americano, Asa Branca, Ata Refrigeração, São Benedito e Pinheiros, outras três "estreantes": Costa Teles Futebol Clube (bairro Costa Teles, em Uberaba), Barcelona Esporte Clube (bairro Boa Vista, em Uberaba) e Koreia Futebol Clube (da região conhecida como "Coreinha", situada no bairro Abadia, em Uberaba).

Koreia (à esquerda) e Barcelona: estreantes na "terceirona" mas já de olho no acesso

O excelente "Jornal Replay", do competente amigo Wagner Ghizzoni Junior, realiza, desde o início do campeonato, detalhada e completa cobertura sobre os jogos da "Série C", cuja primeira fase você pode conferir, abaixo:






1ª Rodada - 04/03/2012 - clique aqui para ler;

Equipe do Barcelona comemora o primeiro gol marcado, em sua história, logo na estréia, contra o Leblon: enquanto o clube do bairro Boa Vista foi um dos protagonistas, o adversário seria, no decorrer do campeonato, um 'saco de pancadas'

2ª Rodada - 11/03/2012 - clique aqui para ler;


3ª Rodada - 18/03/2012 - clique aqui e aqui para ler;

Logo na terceira rodada da primeira fase, os estreantes Koreia e Barcelona, já as "sensações" do campeonato, enfrentaram-se no Estádio Humberto Soares Junior ("Zé Galinha") e, após uma movimentada partida, que contou com satisfatório público presente e empate no placar, ambas as equipes seguiram dividindo a liderança.



4ª Rodada - 26/03/2012 - clique aqui para ler;



5ª Rodada - 01/04/2012 - clique aqui para ler;

Pela quinta rodada, o Asa Branca recebeu o Corinthians: homenagem à conhecido torcedor falecido e empate ao final do jogo


6ª Rodada - 08/04/2012 - clique aqui para ler;

Pela sexta rodada, o Koreia "suou a camisa" para vencer, de virada, o São Benedito (de uniforme preto) e manter-se na liderança

7ª Rodada - 15/04/2012 - clique aqui para ler;

"Duelo de Gigantes" pela sétima rodada: Corinthians (de preto) encara o Barcelona e é goleado

8ª Rodada - 22/04/2012 - clique aqui para ler;


9ª Rodada - 29/04/2012 - clique aqui para ler;


10ª Rodada - 06/05/2012 - clique aqui para ler;

11ª Rodada - 13/05/2012 - clique aqui para ler.

Última rodada de "tirar o fôlego": Corinthians (à esquerda, de preto) goleia o Americano mas, por uma diferença de 1 gol, é desclassificado; Barcelona (à direita) vence o Asa Branca (camisa vermelha com detalhe branco), em duelo que valia a vice-liderança e novo encontro, entre ambos, acontecerá na próxima fase (semi-finais)



Agora, à partir do próximo domingo (20/05), a "Terceirona" iniciará sua 2ª fase, com os confrontos válidos pelas semi-finais e, em breve, conheceremos as duas equipes que integrarão, em 2013, a "Série B" do "Amadorão" de Uberaba (MG) e Região.

Koreia X Baixa
Barcelona X Asa Branca

Conforme exposto nesta postagem, Koreia e Barcelona são os favoritos mas agora, na "hora H", certamente as partidas serão muito disputadas e surpresas poderão acontecer!

Voltaremos, em postagens futuras, com novidades e informações sobre estas "decisões".

Caso deseje comentar sobre o assunto, por gentileza, utilize o link "comentários", abaixo (se possível, identifique-se com nome e e-mail). Sua opinião é muito importante à este espaço!

(Fonte das informações contidas nesta postagem: Jornal Replay)

Nenhum comentário: