terça-feira, 22 de maio de 2012

"RANKING DO AMADORÃO": (PARECE QUE) AGORA, SIM...


Caro (a) leitor (a),


Em 04/05/2012, divulgamos, em uma de nossas postagens, dois "rankings" referentes aos vencedores do "Amadorão" de Uberaba (MG) e Região (para visualizá-la, clique aqui).

O primeiro, baseado nas informações contidas no excelente blog "Futebol em Uberaba", de Ruy Trida Junior, apresentava somente 55 edições realizadas/concluídas, neste período de 68 anos de existência da competição e, devido ao fato de este trabalho apresentar datas (no caso, os anos e seus respectivos campeões), acreditamos ser o melhor levantamento sobre os vencedores do nosso futebol amador (afinal, acreditamos que, tratando-se de "História", fatos devem possuir, obrigatoriamente, suas datas de acontecimento).

Já o segundo, divulgado por um representante da Liga Uberabense de Futebol (LUF), no ano passado, publicado por um dos principais jornais de nossa cidade e reproduzido pelo blog "Galo Abadiense" (Clayton Romano), trazia 67 apontamentos (das 68 possíveis edições realizadas) de clubes vencedores mas, infelizmente, sem os anos de referência de suas respectivas conquistas (somente "clube tal - número x de títulos").

Agora, quase 20 dias após lançarmos tal discussão ("Ranking" do 'Amadorão': Afinal, qual é o correto?), um excelente trabalho de pesquisa, realizado pelo competente amigo Wagner Ghizzoni Junior (fundador e administrador do Jornal Replay) e publicado no último exemplar da Revista Replay (nº. 8, maio/2012 - também conhecida como "Guia do Amadorão 2012"), coloca um... quase (isto mesmo...aguarde um pouco mais para saber o significado deste "quase") "ponto final" nesta dúvida.

Neste material, segundo palavras do próprio autor, "as informações foram fornecidas pela LUF" e, se compararmos com aquela "listagem" de campeões que citamos no terceiro parágrafo, podemos verificar que tais documentos se complementam e justificam (quase que completamente) as quantidades de títulos conquistadas, por cada clube citado, apresentadas pela Liga.

Daí, podemos afirmar que, à partir de agora, temos, graças ao Replay, um documento, verdadeiramente, "histórico".

Confira:


Agora, vamos explicar aquele "quase" ponto final, lançado ao fim do 4º parágrafo desta postagem:

1 - Muitos, em nossa cidade (especificamente, no bairro Estados Unidos) e região, apresentam o Independente como o "único pentacampeão (1946, 47, 48, 49 e 50) do 'Amadorão' " (no material de Ruy Trida Junior, o "azulão" é colocado, inclusive, como "hexacampeão", indicando que, além dos anos citados, a taça de 1951 também pertence a ele). Questionamos: em 1949 (principalmente) e 1951, quem venceu, de verdade, o campeonato (afinal, o estudo LUF/Replay indica que, nestas duas temporadas, deu Merceana) ?

2 - O Uberaba Sport Club, em ambas as pesquisas, é apontado como detentor de um título na história do "Amadorão". Mesmo assim, questionamos: em qual ano (Ruy Trida Junior indica que este caneco é referente ao ano de 1944; LUF/Replay discordam, infomando que, em 44, deu Merceana e o "Zebu Colorado" é, na verdade, ganhador da edição de 1972 - ano este que, segundo Trida Jr., o vencedor foi o Sodima) o USC ganhou, de verdade, este "caneco" do "Amadorão" ?

3 - Em 1962, quem foi o verdadeiro vencedor: Miusa (Trida Jr. diz isto; LUF/Replay discordam, indicando que a única conquista deste clube foi, na verdade, em 1966 - ano este que Trida Jr. aponta o Nacional como campeão) ou Fabrício (segundo LUF/Replay) ?

4 - O ítem anterior acabou gerando esta dúvida: em ambos os levantamentos, o Nacional é apontado como detentor de 4 títulos na história do "Amadorão". Trida Jr., inclusive, aponta os anos: 1954, 55, 62 e 85. Já a pesquisa LUF/Replay indica, conforme podemos verificar na ilustração anterior, que o "Naça" não levou o caneco de 1962 e, portanto, não poderia ter os tais 4 títulos conquistados e, além disto, ignora o Miusa no levantamento que, inclusive, chegou a ser publicado em um de nossos jornais impressos (clique aqui e veja, você mesmo, se o clube "Miusa" é mencionado dentre os campeões). Daí, questionamos: seria o vencedor do "Amadorão" de 1966, na verdade, um "combinado" Nacional-Miusa (foi a idéia mais lógica que tivemos pois, assim, conferem os quatro títulos do "Naça" e surge uma explicação para o "desaparecimento" do Miusa da tal "lista de campeões", mencionada linhas acima, com link de acesso) ?

5 - Agora, o principal clube envolvido na dúvida é o Sodima: segundo Trida Jr., sua única conquista deu-se em 1972; LUF/Replay discordam, relacionando esta conquista ao ano de 1975 (Trida Jr. aponta o Independente como o campeão da edição deste ano) e indicando o Uberaba Sport Club como o ganhador (conforme questionamento nº. 3) em 72. Questionamos: quem é o verdadeiro campeão do "Amadorão" de 1975 (Independente ou Sodima) ?

6 - Porque a já citada pesquisa realizada pela LUF (aquela, publicada em um de nossos jornais impressos, cujo link para acesso encontra-se no ítem 4) ignora o Beira Rio da lista de clubes campeões (seria puro esquecimento que resultou em um erro no documento?) ?

O blog "Pelos Campos de Uberaba" não questiona, de forma e em momento algum, a seriedade dos trabalhos e informações divulgadas pelas 3 partes envolvidas nesta discussão (Ruy Trida Junior, Wagner Ghizzoni Junior e LUF, através de seu secretário Ismael de Oliveira, conforme publicado) mas sugere que, após este enorme passo dado, graças à "Revista Replay - Guia do Amadorão 2012", rumo a um "ranking/galeria dos vencedores definitivo (a)", tais dúvidas pudessem ser, de uma vez por todas, esclarecidas e, consequentemente, eliminadas. Daí, caso as citadas partes/fontes desejem utilizar este humilde espaço virtual para maiores explicações, colocamo-nos, desde já, à inteira disposição para tais, através de nosso endereço de e-mail (peloscamposdeuberaba@gmail.com) ou até através do link "comentários", situado logo abaixo (preferencialmente, com identificação de nome e e-mail para contato).

Acreditamos que a completa e perfeita divulgação da história do nosso futebol amador é um passo crucial para alcançarmos uma maior valorização do mesmo, perante às demais regiões de nosso Estado e até de outras partes do país.

Voltaremos, novamente, à este assunto assim que obtermos os devidos esclarecimentos.

E SALVE O NOSSO "AMADORÃO" !

Um comentário:

Mário Suriani disse...

Estou longe de minha terra mas gosto de pesquisar a respeito dessa história que vivi tão pouco. Sou de Ponte Alta. Vi aos 11 anos de idade o título de 1965. Agora mais longe do que estou só o tempo sem títulos do Merceana que seria o time para o qual eu torceria em Uberaba não fosse o Ponte Alta. Tenho fotos da entega das faixas em 1965 caso vocês se interessem.